terça-feira, 6 de outubro de 2009

Sementes da floresta são usadas em artesanato

Sementes de jarina, açaí e outras encontradas na floresta amazônica servem de inspiração às famílias da reserva Cazumbá Iracema, localizada a mais de 49 quilômetros de Sena Madureira. Neste local o Governo do Estado em parceria com a Casa do Artesão desenvolve o Projeto Zirmão Langone, um dos objetivos do projeto é mostrar a possibilidade de convivência harmônica do homem com a floresta.
Na reserva as famílias utilizam as sementes para produzir artesanato. As atividades atendem ao princípio da ocupação, assim as comunidades fazem o uso sustentável dos recursos naturais sem agredir o meio ambiente. Além de incentivarem o turismo e cuidar da reposição de espécies ameaçadas de extinção.
Idealizado pela associação de moradores o projeto atende mais de 20 famílias que aprenderam a utilizar as riquezas da reserva para geração de emprego e renda. O presidente da associação Zirmão Iracema Raimundo da Silva ressalta que através do projeto os moradores estão valorizando mais a floresta. “O artesanato é uma alternativa de renda para as pessoas que moram na região”, disse ele.
Os trabalhos do projeto visam incentivar o reflorestamento das árvores que garantem ao produtor os frutos e as sementes, com elas os extrativistas produzem bijuterias, bolsas, cortinas e outros produtos artesanais que mostram as riquezas da reserva. Cerca de 317 famílias vivem na comunidade, dentro de uma área de 750 hectares.
Gladys Mirian

Um comentário:

  1. Parabéns grande reporte seu Blog esta show!!!
    Assina Sandro da silva,

    ResponderExcluir