quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Produtores de Sena Madureira Buscam Alternativas para Plantar sem degradar o meio Ambiente

Acorda de Madrugada para plantar colher, caça, pescar, cuidar das criações, fazer o serviço nos roçados e garantir o sustento de suas famílias são as preocupações do dia a dia de quem vive na floresta. Mais uma inquietação vem perturbando quem mora nas pequenas propriedades rurais de sena Madureira o que fazer para prepara os roçados para o plantio sem ter que efetuar a queimada e o desmate. A discusão virou tema de vários debates nos primeiros meses de trabalhos na câmara municipal de vereadores. Duas audiências já foram realizadas para buscar novas alternativas que visem à preservação do meio ambiente e a qualidade de vida de quem vive na zona rural destacou o vereador Adamor das Mecês do PC do B, “Nós precisamos de mecanismos que permitam aos pequenos produtores rurais do nosso município sua subsistência, não podemos ficar de braços cruzados diante do problema, não queremos ser incentivadores do desmatamento mais sim criadores de alternativas que possam beneficiar os agricultores”, Disse.
Para evitar o desmate e a queima o governo do Estado por meio da prefeitura municipal de Sena Madureira vem investindo na mecanização rural a nova maneira para alavancar a produção agrícola já acontece no ramal dos Baianos e vem dando certo, a ação é bem mais fácil exige menos esforço na mão de obra e a produção e garantia certa de renda às famílias da comunidade.
Francisco de Souza 44 anos que possue uma propriedade de 60 hectares de terra também já trabalha com a mecanização segundo ele 50% de sua área já foi desmatada e que com a mecanização rural ele consegui aumentar sua produção, “Eu tive uma grande área de minha terra desmata agora não preciso mais fazer isso e a mecanização fez com que meus lucros aumentassem e meu trabalho diminuiu isso é uma conquista”, comemorou o agricultor.

Criar alternativas ao uso do fogo, recuperar áreas degradadas, criar condições de segurança alimentar das famílias, com roçados sustentáveis, são estas algumas das ações previstas no programa de certificação das propriedades, que integra a Política de Valorização do Ativo Ambiental Florestal, que visa amparar os produtores rurais e preservar o meio ambiente, uma forma de manter a floresta em pé para garantir a produção e mais geração de renda ao homem do campo.
Gladys Mirian

Um comentário:

  1. sOU FÃ DESTA MULHER MENINA , JORNALISTA NOTA MILLLLLLL, parabéns linda!!!!!

    ResponderExcluir