quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Educação, Jornalismo e uma bela paixão de falar ensinar ..

Aqui pensando resolvi escrever sobre esta preparação Professor, estudante e a volta a as aulas. Um encontro aguardado pelos educadores que ano passado estiveram acompanhando uma classe de alunos e o desafio deste ano e conhecer seus novos educandos. Expectativa grande também aos que iniciam a primeira chegada á escola estes estudantes começam a vivenciar suas novas experiências um encontro com um novo espaço, novas pessoas. A magia  do ensinar e aprender. O professor tem uma grande responssabilidade pois a  aula é uma prática social realizada em uma condição historicamente situada, que envolve uma dinâmica de contextualizações e atualizações, que não se faz em uma única direção de injetar conteúdos prontos; a aula se faz a partir de mediações e atribuição de sentidos e significados entre estudantes e professores.
 A aula não pode estar pronta antes do encontro professor-estudante, portanto, não pode vir enlatada. Transmitir conteúdo não representa dar aula. A aula é o meio utilizado pela escola para a formação de pessoas, é o momento em que, para aprender, é necessário que o estudante incorpore o conteúdo a seu nível de significado e a função do professor é de identificar diferenciados processos de compreensão, dúvidas, hipóteses dos estudantes, saberes envolvidos no ciclo ensinar/apreender, colaborando para as possibilidades de articulações com outras aprendizagens. Minha formação pedagógica e meus 17 anos de experiência de sala de aula nos vários segmentos da Educação me permite acreditar em um ensino aprendizagem de qualidade voltado a uma continuanidade do ensinar do aprender fazer com que o aluno possa fazer uma viagem ao mundo do conhecimento entendendo assim o encontro das letras com a formação de palavras que e  lindo compensador para isso , o Educador necessita e tem o dever de o máximo que puder sobre a potencialidade de seus alunos como isso, ele pode estabelecer desafios a serem alcançados pelo estudante. 


Hoje afastada da sala de aula lembro-me de minhas expectativas para o inicio do ano letivo: como serão meus alunos?O que terei que trabalhar com eles?Como serão seus rostos, seus jeitos são perguntas que fazemos a nós mesmas antes de entrar na sala de aula. Atuamente continuo minha Jornada de ensinar  não como professora mais sim como Jornalista, Radialista minha outra Paixão através dela continuo transmitindo conhecimento, minhas reportagens , Crônicas e Artigos também levam informação ajudam para formação consciente do cidadão. O importante e que continuo ensinando mais principalmente continuo aprendendo através dos programas que faço no Rádio, os  quadros interativos envolvem Dicas de saúde, educação, beleza dentre outros que me permite chegar a vários lares levando ás pessoas além de música um serviço social que e informar o cidadão.
.

2 comentários:

  1. Prabéns professora.... tenho orgulho de estudado com a senhora,, bjs e sucesso de seu aluno Raimundo Efraim ......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada PELO CARINHO tenho orgulho de ensinar e aprender com os estudantes nesta jornada que foi tão maravilhosa,,,,,

      Excluir