Sementes de jarina, açaí e outras encontradas na floresta amazônica servem de inspiração às famílias da reserva Cazumbá Iracema, localizada a mais de 49 quilômetros de Sena Madureira. Neste local o Governo do Estado em parceria com a Casa do Artesão desenvolve o Projeto Zirmão Langone, um dos objetivos do projeto é mostrar a possibilidade de convivência harmônica do homem com a floresta.
Na reserva as famílias utilizam as sementes para produzir artesanato. As atividades atendem ao princípio da ocupação, assim as comunidades fazem o uso sustentável dos recursos naturais sem agredir o meio ambiente. Além de incentivarem o turismo e cuidar da reposição de espécies ameaçadas de extinção.
Idealizado pela associação de moradores o projeto atende mais de 20 famílias que aprenderam a utilizar as riquezas da reserva para geração de emprego e renda. O presidente da associação Zirmão Iracema Raimundo da Silva ressalta que através do projeto os moradores estão valorizando mais a floresta. “O artesanato é uma alternativa de renda para as pessoas que moram na região”, disse ele.
Os trabalhos do projeto visam incentivar o reflorestamento das árvores que garantem ao produtor os frutos e as sementes, com elas os extrativistas produzem bijuterias, bolsas, cortinas e outros produtos artesanais que mostram as riquezas da reserva. Cerca de 317 famílias vivem na comunidade, dentro de uma área de 750 hectares.
Gladys Mirian
Parabéns grande reporte seu Blog esta show!!!
ResponderExcluirAssina Sandro da silva,