sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Criação de secretaria fortaleceu políticas de promoção da igualdade racial, afirma Aníbal




O senador Aníbal Diniz (PT) elogiou hoje a iniciativa do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, ao criar a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial. De acordo com ele, tal iniciativa fortaleceu os movimentos sociais, bem como as políticas públicaspara o setor em Rio Branco. Aníbal participou da abertura da 1ª ConferênciaMunicipal de Igualdade Racial, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 1, auditório do Palácio do Comércio.
A conferência tem como tema "Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo: Por Uma Rio Branco Afirmativa".
O evento foi aberto oficialmente pelo prefeito Marcus Alexandre e contou com a presença do secretario-executivo da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Giovanni Harvey, que representou a ministra Luíza Barros. Também estavam presentes diversas autoridades, entre elas o deputado federal, Sibá Machado, a representante do Movimento da Juventude e da Mulher Indígena, Alana Manchinery, do movimento da juventude e da mulher indígena; o vice-prefeito e secretário de Educação de Rio Branco, Márcio Batista; o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão e a presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, a professora Almerinda Cunha, além de lideranças comunitárias e representantes de diversas outras instituições.
Aníbal Diniz, durante seu discurso na abertura do evento, falou da importância da promoção da democracia sem racismo e com inclusão social para todas as classes sociais e etnias.
"Essa primeira conferência municipal de promoção da igualdade racial é algo que vai trazer uma dignidade maior para essas pessoas que estavam praticamente invisíveis, mas que agora se apresentam com toda a demonstração de que vão ter muito mais espaço para poder por suas questões, os seus debates e, também, reivindicar maior participação na sociedade", afirmou o parlamentar.
O prefeito Marcus Alexandre lembrou que o combate ao racismo deve ser uma bandeira de todos. "Não tem espaço mais na nossa sociedade para o racismo e para a discriminação. Todosdevemos nos unir para promover a igualdade racial", garantiu Marcus Alexandre.
Giovanni Harvey disse que Rio Branco conta com o apoio do governo federal para continuar com forte atuação de políticas afirmativas da igualdade racial. Ele elogiou a iniciativa da administração municipal e afirmou que a "conferência é um embrião para que Rio Branco se torne referência na promoção da igualdade racial para o Brasil".
A secretária municipal de Promoção da Igualdade Racial, Lúcia Ribeiro, lembrou que sua pasta é recém criada. Ela surgiu com a administração do prefeito Marcus Alexandre.
"Nós estamos muito felizes por estarmos completando seis meses de administração e já estarmos realizando a Primeira Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial que vai dar o norte para a elaboração do plano municipal para o setor", revelou Lúcia Ribeiro.
A secretária disse ainda que a conferência municipal é fase preparatória para a conferência estadual que deve acontecer nos dias 29 e 30 deste mês e que deve ser organizada pelo governo do Estado, e preparação para a conferência nacional que acontece de 5 a 7 de novembro, em Brasília.

Assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário