quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Senador Aníbal Diniz recebe condecoração da presidente Dilma

O senador Aníbal Diniz (PT-AC) foi condecorado na manhã desta quarta-feira, 26, pela presidente Dilma Rousseff, com a Ordem do Mérito Aeronáutico, no grau de Grande Oficial. O senador recebeu a comenda numa cerimônia com honras militares que reuniu ministros de Estado, o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, parlamentares e autoridades do governo federal.
Aníbal Diniz destacou a grande honra receber a condecoração. “É um momento muito emocionante. Receber uma comenda da principal força de defesa do Brasil, a Força Aérea Brasileira, diretamente das mãos da presidente Dilma é algo verdadeiramente muito forte. Estou muito orgulhoso”, afirmou.

Aníbal Diniz destacou o papel fundamental da Defesa Nacional. “Como senador, quero ajudar no que for possível para que nosso sistema de defesa seja cada vez mais eficiente, sempre no princípio máximo de zelar pela paz, e que tenha estrutura adequada para que continuemos sendo uma nação pautada pelas relações diplomáticas e pacíficas”, disse.

Comenda - A cerimônia de entrega da comenda foi realizada na Base Aérea de Brasília, em comemoração ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira, ambos celebrados em 23 de outubro.

A Ordem do Mérito Aeronáutico é uma condecoração nacional criada em 1 de novembro de 1943 durante as comemorações dos 30 anos do primeiro vôo de Santos Dumont com o 14 Bis, em Paris.

Dividida em cinco graus - Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro - a distinção é oferecida aos militares da Aeronáutica que tenham se destacado prestando serviços ao País ou no exercício de sua profissão. A Ordem do Mérito Aeronáutico também reconhece os serviços prestados por pessoas, instituições civis, organizações militares brasileiras ou estrangeiras à Aeronáutica.

Receberam o grau de Grã-Cruz o vice-presidente da República, Michel Temer; o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS); o presidente do Supremo Tribunal Federal, Antonio Cezar Peluso; o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e os Tenentes-Brigadeiro-do-Ar Ricardo Vieira e Nivaldo Rossato.

O senador Aníbal Diniz recebeu a comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico no grau de Grande Oficial, comenda recebida por ministros de Estado, governadores, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), deputados federais e militares de alta patente. Os demais graus da Ordem foram concedidos a integrantes do governo e a militares.

Recursos - Neste ano, em sua atuação no Senado, o senador Aníbal Diniz apresentou e conseguiu aprovação, na Comissão Mista de Orçamento, de emenda à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2012 para garantir que as despesas do Programa de Segurança de Vôo e Controle do Espaço Aéreo Brasileiro sejam inseridas no Anexo de Metas e Prioridades e não sofram cortes de recursos.

A LDO 2012 é a lei que estabelece as diretrizes para a elaboração e execução do Orçamento Geral da União para o ano que vem, e foi aprovada pelo Congresso em julho deste ano.


Na justificativa da emenda, o senador Aníbal argumentou que os investimentos destinados ao Programa de Segurança de Vôo e Controle do Espaço Aéreo são fundamentais para garantir a infraestrutura necessária ao controle do espaço aéreo brasileiro, principalmente diante das enormes demandas pela realização da Copa das Confederações (2013), da Copa do Mundo de Futebol (2014) e dos Jogos Olímpicos (2016). “O investimento contínuo pretende atender ao crescente aumento no tráfego aéreo ao longo dos anos, além da crescente necessidade de manutenção, atualização e aquisição de equipamentos e formação profissional”, afirmou.

Da Assessoria

Um comentário:

  1. PARABÉNS SENADOR E ISSO AI O ACRE DANDO UM SHOW SENDO BEM REPRESENTADO EM BRASILIA,,,,

    ResponderExcluir