sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Parabéns , Sena Madureira

HISTÓRIA DA CIDADE

Foi fundado em 25 de Setembro de 1904, por Siqueira de Menezes. Vejamos como o escritor Antônio José Souto Loureiro narra o acontecimento da fundação de Sena Madureira, capital do Departamento do Alto Purus:

“O governo brasileiro, pelo Decreto n. 5.188, de 7 de abril de 1904, organizou o Território do Acre (...) O então coronel José Siqueira de Menezes estivera na região do Acre, em 1903, em missão militar, face a invasão peruana, tendo subido além do rio Chandless (...) Segundo Riquet Nogueira, a 9 de julho de 1904, já com a patente de General de Brigada e o comando em chefe das forças em operações contra os peruanos, Siqueira de Menezes partiu de Manaus, com destino ao Acre, onde deveria estabelecer uma capital para o Departamento que iria dirigir (...) Viajava a bordo da lancha “24 de Janeiro”, acompanhado de seu estado maior, composto pelos capitães Adolfo Lins e João Siqueira de Menezes; pelos primeiros tenentes Epaminondas Tebano Barreto, Carlos Paes de Figueiredo e João Xavier do Rego Barros e pelos alferes Bias Gomes Pimentel e Virgilio Gomes de Almeida (...) A esta altura, como já relatamos, a tensão com o Peru era perigosa. Em Manaus estavam estacionados diversos batelões e parte da Armada Nacional. Na Boca do Pauini (rio) aquartelava-se o 40° de Infantaria, e em Boca do Acre, uma ata do 27°. A vista destes dispositivos, Siqueira de Menezes dava como certa a sua entrada em luta com os peruanos, sendo grande o seu desapontamento ao chegar em Boca do Acre, em fins de agosto de 1904, e encontrar um ofício do Barão do Rio Branco comunicando-lhe a sua destituição do comando geral das forças, pois já fora assinada a convenção de arbitramento, cessando o perigo de guerra com o país vizinho (...) A viagem continuou, chegando os expedicionários à Boca do Iaco (rio) no dia 21 de setembro de 1904, após setenta e quatro dias de percurso (...) No dia seguinte, em canoa, toda a comitiva foi ter à localidade de Boca do rio Cayaté (Caeté), onde gastaram dois dias preparando as acomodações necessárias (...) A 24 de setembro de 1904, o general Siqueira de Menezes, herói de Canudos, atravessou a Linha Cunha Gomes, e aportou a um local, à margem esquerda do Iaco (rio), terra firme, logo escolhida para a localização da futura sede do Departamento, onde, no mesmo dia, uma turma de 50 trabalhadores iniciou a limpeza do terreno e o levantamento de um “Tapiry” de cinco metros quadrados, que serviria de sede provisória para a prefeitura do Alto Purus”

Origem do Nome

Seu nome presta homenagem ao Coronel Antônio Sena Madureira, militar que participou da Guerra do Paraguai

Aniversário da Cidade

25 de Setembro

Sena Madureira, primeiro município da Regional Purus, 3º do estado, situa-se às margens do Rio Iaco, tendo como principais afluentes os rios macauã e Caeté.

Fica a cerca de 144 km da capital do Estado do Acre, sendo hoje o pólo mais importante da Região do Alto Purus e uma das principais cidades do Estado. Possui uma área de 25 296,70 km², equivalente a 16,62% da área total do Estado. Sua população em 2007 era de 34 230 habitantes, hoje, porém, o IBGE estima que a população seja de 36.166, sendo que 47% estão localizados na zona rural e 53% na zona urbana, gerando uma densidade demográfica de 1,4 hab/km².
FONTE:sena24horas.
Escrito por: Gladys Mirian

Nenhum comentário:

Postar um comentário